Saúde Mental

1. Definição

 

Programa de monitoramento personalizado que têm como propósito avaliar as condições emocionais mais prevalentes na população, estratificar os níveis de gravidade desses distúrbios e oferecer o apoio necessário, tanto no processo de recuperação quanto na prevenção de agravamento das condições estresse/burnout, transtorno depressivo e transtorno de ansiedade.

 

O programa de Saúde Mental da Sharecare é conduzido por equipe de enfermeiros em parceria com psicólogos e psiquiatras da Gattaz Health & Results. 

 

2. Objetivos e público alvo
 
O produto tem como objetivos:
 
  • Reconhecer, acolher e coordenar cuidados da população portadora de condições mentais e comportamentais;
  • Orientar o participante a navegar adequadamente pela rede de serviços do plano de saúde; 
  • Proporcionar maior conhecimento para o cuidado adequado da condição emocional identificada;
  • Proporcionar maior estabilidade clínica, através da mudança de comportamentos;
  • Reduzir a frequência de utilização desnecessária de serviços como pronto socorro;
  • Oferecer suporte clínico especializado diante de sinais de instabilidade. 

 

Público B2B2C: de corporações e sistemas de saúde a agências governamentais e operadoras.

 

 

3. Critérios de elegibilidade e exclusão

 

 

São elegíveis pessoas com idade mínima de 16 anos que tenham sido identificadas pela avaliação com uma das condições core do programa: síndrome depressiva, síndrome ansiosa e estresse / burnout. 

 

Não são elegíveis menores de 16 anos, gestantes, pessoas com internação hospitalar em curso acima de 30 dias ou outras questões clínicas a serem avaliadas no momento do contato.

 

 

4. Engajamento

 

O plano de engajamento é composto por um pack padrão desenvolvido pela equipe de Marketing da Sharecare, contendo: peças para disparo por e-mail, mensagens de SMS, peças físicas (display de mesa, folder, papel de bandeja para refeitórios, banner, entre outros). 

 

Os canais são ativados mediante a disponibilidade dos mesmos em cada cliente. O custo para a produção das peças deve ser contemplado no pacote de implantação. 

 

 

5. Recursos do programa

 

  • Interações ativas por telefone, realizadas por profissionais de enfermagem e psicólogos;
  • Coordenação de cuidado com encaminhamento e incentivo à adesão ao tratamento psiquiátrico e de psicoterapia; 
  • Interações ativas por canais digitais, com conteúdos educativos relacionados à condição de saúde do participante;
  • Jornada de experiência omnichannel interativa, com chatbots e consultores disponíveis por WhatsApp;
  • Orientações de assistente social para auxilio em condições sociais e de acesso;
  • Canal 0800 de atendimento receptivo, disponível de segunda a sexta das 8h30 às 21h30 e sábado das 9h00 às 15h20 para esclarecimento de dúvidas relativas ao plano de cuidado estabelecido ou perguntas relacionadas à saúde;
  • Central de orientações em saúde 24 x 7, para apoio em dúvidas de saúde/doença e suporte em situações de crise com 3 níveis de atendimento:
    • 1º nível -  dúvidas de saúde ou administrativas com atendimento do técnico e ou enfermeiro;
    • 2º nível - queixas de saúde de baixa complexidade com atendimento do enfermeiro;
    • 3º nível - queixa de saúde de média complexidade com atendimento médico por telefone.
  • Atendimento médico emergencial 24 horas, via Telemedicina, com emissão digital de prescrições, atestados e pedidos de exame;
  • Consultas eletivas, via Telemedicina, em mais de 40 especialidades;
  • Acompanhamento específico de alta hospitalar com foco em evitar reinternações;
  • Utilização de protocolos específicos para as doenças mentais monitoradas;
  • Reavaliação periódica para avaliar melhora/piora ou surgimento de outro transtorno emocional.

 

6. Recursos adicionais

 

 

Mediante contratação da empresa patrocinadora e de acordo com a área de abrangência:

 

  • Visitas domiciliares quando houver necessidade identificada pela equipe de Consultores de Saúde;
  • Envio de ambulância quando houver necessidade identificada pela equipe de Consultores de Saúde.

 

 

7. Entregáveis (alteração prevista)

 

 

Os indicadores fornecidos pela Sharecare estão divididos em 4 pilares:

  • Relatórios de indicadores operacionais (periodicidade mensal);
  • Relatórios de indicadores clínicos (periodicidade anual);
  • Relatórios de indicadores financeiros (periodicidade anual);
  • ROI (para cliente acima de 500 vidas).

 

Soluções de saúde para sua população, 

que refletem em economia e produtividade para sua empresa