Gestão em Ortopedia

1. Definição

 

Programa de monitoramento baseado no conceito de coordenação de cuidados, com foco no controle e prevenção da dor na coluna vertebral, ombros e joelhos. Um plano de cuidados customizado desenvolvido com base no nível de risco identificado e com foco no alívio da dor articular.

Estudos comprovam que a dor crônica é um dos principais fatores determinantes dos custos em ortopedia, principalmente ligados a cirurgias evitáveis, bem como outros gastos evitáveis (múltiplos e repetidos exames, idas ao pronto socorro para analgesia de urgência).

2. Objetivos e público alvo
 
O produto tem como objetivos:
 
  • Reduzir cirurgias ortopédicas desnecessárias;
  • Reduzir a dor (um dos principais critérios para definição de cirurgia);
  • Acompanhar e intervir diante de sinais de piora da dor;
  • Propor e estimular tratamento cinesioterapêutico antes da cirurgia;
  • Identificar o nível de complexidade da condição ortopédica monitorada, de modo integrado à avaliação médica; 
  • Facilitar o acesso e o direcionamento/navegação da pessoa pela rede de serviços do plano de saúde;
  • Indicar clinicas especializadas/ortopedistas previamente mapeados para indivíduos identificados como de alto risco;
  • Estimular a busca à rede de ortopedistas/fisioterapia do cliente (quando houver);
  • Reduzir a frequência de utilização desnecessária de serviços como pronto socorro;

 

Público B2B2C: de corporações e sistemas de saúde a agências governamentais e operadoras.

 

 

3. Critérios de elegibilidade e exclusão

 

 

São elegíveis pessoas com idade igual ou superior a 16 anos que apresentem dor/incapacidade/histórico de alteração ortopédica em coluna, ombro ou joelho.

 

O mesmo será avalizado através de instrumentos específicos (Oswestry, Ases e Lysholm) e outros paramentos através de uma triagem inicial para confirmar elegibilidade como: intensidade, incapacidade e histórico da dor, histórico de intercorrências relacionados a dor, entre outros.

 

Não são elegíveis menores de 16 anos e gestantes.

 

 

4. Engajamento

 

 

O plano de engajamento é composto por um pack padrão desenvolvido pela equipe de Marketing da Sharecare, contendo: peças para disparo por e-mail, mensagens de SMS, peças físicas (display de mesa, folder, papel de bandeja para refeitórios, banner, entre outros). 

 

Os canais são ativados mediante a disponibilidade dos mesmos em cada cliente. O custo para a produção das peças deve ser contemplado no pacote de implantação. 

 

 

5. Recursos do programa

 

  • Interações ativas por telefone, realizadas por profissionais de enfermagem e fisioterapia;
  • Suporte com equipe multidisciplinar para casos específicos relacionados direta ou indiretamente ao quadro identificado;
  • Interações digitais com conteúdos educativos e ferramentas de identificação de hábitos e riscos;
  • Orientações de assistente social para auxilio em condições sociais e de acesso;
  • Central de orientações em saúde 24 x 7, para apoio em dúvidas de saúde/doença e suporte em situações de crise com 3 níveis de atendimento:
    • 1º nível -  dúvidas de saúde ou administrativas com atendimento do técnico e ou enfermeiro;
    • 2º nível - queixas de saúde de baixa complexidade com atendimento do enfermeiro;
    • 3º nível - queixa de saúde de média complexidade com atendimento médico por telefone.
  • Atendimento médico emergencial 24 horas, via Telemedicina, com emissão digital de prescrições, atestados e pedidos de exame;
  • Consultas eletivas, via Telemedicina, em mais de 40 especialidades;
  • Acompanhamento específico de alta hospitalar (caso a cirurgia aconteça) com foco em evitar reinternações;
  • Acompanhamento via plataforma online FisioClub (recurso indicado para todos os níveis de complexidade e, em casos de alta complexidade acesso disponibilizado após liberação médica.

 

 

6. Recursos adicionais

 

 

Mediante contratação da empresa patrocinadora e de acordo com a área de abrangência:

 

  • Visitas domiciliares quando houver necessidade identificada pela equipe de Consultores de Saúde;
  • Envio de ambulância quando houver necessidade identificada pela equipe de Consultores de Saúde.

 

 

7. Entregáveis (alteração prevista)

 

 

Os indicadores fornecidos pela Sharecare estão divididos em 4 pilares:

  • Relatórios de indicadores operacionais (periodicidade mensal);
  • Relatórios de indicadores clínicos (periodicidade anual);
  • Relatórios de indicadores financeiros (periodicidade anual);
  • ROI (para cliente acima de 500 vidas).

 

Soluções de saúde para sua população, 

que refletem em economia e produtividade para sua empresa