Envelhecimento Saudável 

1. Definição

 

Programa de monitoramento personalizado para pessoas acima de 65 anos, conduzido por enfermeiras que orientam e acompanham participantes na adaptação às mudanças que ocorrem durante o processo de envelhecimento, além de apoio no autogerenciamento em caso de doenças crônicas não transmissíveis (DCNT) como: sobrepeso e obesidade, hipertensão arterial sistêmica (HAS), diabetes mellitus, doença arterial coronariana (DAC), asma/doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC) e insuficiência cardíaca congestiva (ICC). 

2. Objetivos e público alvo
 
O produto Envelhecimento Saudável tem como objetivos:
 
  • Orientar o participante idoso a navegar adequadamente pela rede de serviços do plano de saúde;
  • Proporcionar maior conhecimento para adaptação às alterações funcionais e fisiológicas do idoso durante o processo de envelhecimento;
  • Proporcionar maior conhecimento para manejo adequado de possíveis condições crônicas de saúde;
  • Proporcionar maior estabilidade clínica e conhecimento sobre sinais e sintomas que possam indicar uma situação de crise no idoso;
  • Reduzir a frequência de utilização desnecessária de serviços como pronto socorro;
  • Oferecer suporte clínico especializado diante de sinais de instabilidade na saúde. 

 

Público B2B2C: de corporações e sistemas de saúde a agências governamentais e operadoras.

 

 

3. Critérios de elegibilidade e exclusão

 

 

São elegíveis pessoas acima de 65 anos. 

 

Não são elegíveis menores de 65 anos.

 

 

4. Engajamento

 

O plano de engajamento é composto por um pack padrão desenvolvido pela equipe de Marketing da Sharecare, contendo: peças para disparo por e-mail, mensagens de SMS, peças físicas (display de mesa, folder, papel de bandeja para refeitórios, banner, entre outros). 

 

Os canais são ativados mediante a disponibilidade dos mesmos em cada cliente. O custo para a produção das peças deve ser contemplado no pacote de implantação. 

 

 

5. Recursos do programa

 

  • Interações ativas por telefone, realizadas por profissionais de enfermagem;
  • Interações digitais com conteúdos educativos e ferramentas de identificação de hábitos e riscos;
  • Orientações de assistente social para auxilio em condições sociais e de acesso;
  • Interações ativas por canais digitais, com conteúdos educativos relacionados à condição de saúde do participante;
  • Canal 0800 de atendimento receptivo, disponível de segunda a sexta das 8h30 às 21h30 e sábado das 9h00 às 15h20 para esclarecimento de dúvidas relativas ao plano de cuidado estabelecido ou perguntas relacionadas à saúde;
  • Central de orientações em saúde 24 x 7, para apoio em dúvidas de saúde/doença e suporte em situações de crise com 3 níveis de atendimento:
    • 1º nível -  dúvidas de saúde ou administrativas com atendimento do técnico e ou enfermeiro;
    • 2º nível - queixas de saúde de baixa complexidade com atendimento do enfermeiro;
    • 3º nível - queixa de saúde de média complexidade com atendimento médico por telefone.
  • Atendimento médico emergencial 24 horas, via Telemedicina, com emissão digital de prescrições, atestados e pedidos de exame;
  • Consultas eletivas, via Telemedicina, em mais de 40 especialidades;
  • Acompanhamento específico de alta hospitalar com foco em evitar reinternações;
  • Protocolos clínicos específicos para as doenças crônicas monitoradas, baseados nas diretrizes e sociedades de referência.

 

6. Recursos adicionais

 

 

Mediante contratação da empresa patrocinadora e de acordo com a área de abrangência:

 

  • Visitas domiciliares quando houver necessidade identificada pela equipe de Consultores de Saúde;
  • Envio de ambulância quando houver necessidade identificada pela equipe de Consultores de Saúde.

 

 

7. Entregáveis (alterações previstas)

 

 

Os indicadores fornecidos pela Sharecare estão divididos em 4 pilares:

  • Relatórios de indicadores operacionais (periodicidade mensal);
  • Relatórios de indicadores clínicos (periodicidade anual);
  • Relatórios de indicadores financeiros (periodicidade anual);
  • ROI (para cliente acima de 500 vidas).

 

Soluções de saúde para sua população, 

que refletem em economia e produtividade para sua empresa