1. Definição
A Análise Preditiva é um método criado a partir de modelos matemáticos e estatísticos e é aplicado por meio de técnicas de Machine Learning*. Seu funcionamento geral tem um objetivo bem simples: analisar fatos passados e atuais para então calcular a probabilidade de um evento ocorrer no futuro e, em alguns casos, prever o custo atrelado a ele.
O método foca na otimização dos recursos utilizados na gestão de saúde e bem-estar. Para isso, o sistema realiza uma exploração organizada dos dados históricos e atuais para fazer uma previsão futura que permite que as organizações antecipem os resultados e comportamentos com base em dados. Abaixo um exemplo ilustrativo:
Com o cruzamento de uma grande massa de dados e informações da população é possível identificar pessoas com grandes chances de terem problemas de saúde de alto custo e possíveis grandes riscos, como câncer, hipertensão, doenças de coluna, diabetes, entre outros.
[*] Tipo de inteligência artificial baseada em algoritmos que aprende com dados sem serem explicitamente programados
O que pode auxiliar operadoras, empregadores, corretoras ou até mesmo o Governo na tomada de decisão e na redução de riscos.
Público B2B2C: de corporações e sistemas de saúde a agências governamentais e operadoras.
São elegíveis corporações, sistemas de saúde, agências governamentais ou operadoras que tenham e disponibilizem os seguintes dados:
É imprescindível que a base tenha a correta identificação dos indivíduos, seja em relação aos dados cadastrais ou a utilização (conta médica).
Não há um plano de engajamento para a Análise Preditiva uma vez que o produto não é destinado ao público final.
A solução consiste em um estudo que acontecerá nas seguintes etapas:
6. Entregáveis
Os indicadores fornecidos pela Sharecare estão divididos em 3 pilares:
Sabendo-se que a Análise Preditiva proporciona inteligência para o direcionamento adequado da população a programas de saúde específicos, em aplicação feita pela Sharecare este encaminhamento (de pessoas certas a linhas de cuidado adequadas) contribuiu para o aumento de 29% do retorno sobre o investimento (ROI).