Alta Hospitalar

1. Definição

 

Alta Hospitalar é um programa de telemonitoramento personalizado, com foco na redução da reinternação por meio de orientação, planejamento e monitoramento do pós-alta, o que preenche uma grande lacuna entre a assistência hospitalar e o domicílio. 

 

Através de contato telefônico, conforme risco clínico do paciente e com enfermeiras altamente capacitadas, o programa foca na compreensão, apoio, adesão às ordens de alta e seguimento do plano de cuidados médicos, contribuindo na prevenção de complicações e auxiliando na efetiva redução, tanto das readmissões hospitalares mitigáveis dentro de 30 dias após a alta relatada pelo paciente, quanto dos custos relativos a esses eventos.

 

Chamamos de mitigável qualquer reinternação que possa ser evitada (no período de 30 dias após a alta de uma internação anterior) com orientações e apoio ao autocuidado. Algumas lacunas que podem ser sanadas, evitando quadro de instabilidade são: adesão a medicamentos, adesão a consultas, cuidados com a ferida operatória e seguimento do plano de cuidados orientado pelo médico.   

2. Objetivos e público alvo
 
O produto tem como objetivos:
 
  • Proporcionar orientações individualizadas e precisas no pós-alta, contribuindo para a redução, tanto dos custos de reinternações evitáveis (mitigáveis) no período de 30 dias quanto da evolução de complicações relacionadas ao motivo da hospitalização;
  • Proporcionar apoio adicional ao plano de consultas programado pelo médico, removendo possíveis barreiras na compreensão e execução do tratamento;
  • Oferecer suporte clínico especializado diante de sinais de instabilidade e auxílio no reconhecimento de novos sintomas e agravamentos;
  • Prestar auxílio aos cuidadores e acompanhar o autocuidado, proporcionando assim maior estabilidade clínica;
  • Reduzir a frequência de utilização desnecessária de serviços como pronto socorro;

 

Público B2B2C: de corporações e sistemas de saúde a agências governamentais e operadoras.

 

 

3. Critérios de elegibilidade e exclusão

 

 

São elegíveis pessoas com idade mínima de 16 anos que tiveram episódio de internação ou hospitalização de um procedimento mitigável.

 

Não são elegíveis menores de 16 anos, casos de reinternações inevitáveis dado o quadro clínico (ex.: pacientes com necessidade de diálise, quimioterapia, gestantes com ameaça de trabalho de parto prematuro, entre outros), além de procedimentos cuja chance de gerar uma reinternação em 30 dias é muito baixa (ex.: implante de dispositivo uterino, frenectomia lingual, entre outros).

 

 

4. Engajamento

 

Não há um plano de engajamento para o Alta Hospitalar uma vez que o programa, diferente dos demais, é pontual.

 

Ao ser elegível e se tornar membro ativo do programa interações por telefone acontecerão em até 30 dias da alta hospitalar.

 

 

5. Recursos do programa

 

  • Interações ativas por telefone realizadas por enfermeiros em até 30 dias da alta hospitalar;
  • Orientações clínicas com o objetivo de garantir os cuidados pós-alta;
  • Orientações de assistente social para auxilio em condições sociais e de acesso; 
  • Discharge Engeening, metodologia própria baseada em históricos de internações e demais fatores como data da autorização do procedimento, tempo médio de internação de cada procedimento e diferentes perfis populacionais para aumentar a assertividade na estimativa mais provável de alta;   
  • Central de Orientações em saúde 24 x 7 para apoio em dúvidas e suporte em situações de crise durante 30 dias a contar da data da alta hospitalar  em 3 níveis de atendimento:
    • 1º nível -  dúvidas de saúde ou administrativas com atendimento do técnico e ou enfermeiro;
    • 2º nível - queixas de saúde de baixa complexidade com atendimento do enfermeiro;
    • 3º nível - queixa de saúde de média complexidade com atendimento médico por telefone.
  • Atendimento médico emergencial hierarquizado, via Telemedicina;
  • Consulta eletiva com especialista, via Telemedicina (mediante encaminhamento e agendamento prévios).

 

 

6. Recursos adicionais

 

 

Mediante contratação da empresa patrocinadora e de acordo com a área de abrangência:

 

  • Visitas domiciliares quando houver necessidade identificada pela equipe de Consultores de Saúde;
  • Envio de ambulância quando houver necessidade identificada pela equipe de Consultores de Saúde.

 

 

7. Entregáveis  (alteração prevista)

 

 

Os indicadores fornecidos pela Sharecare estão divididos em 4 pilares:

  • Relatórios de indicadores operacionais (periodicidade mensal);
  • Relatórios de indicadores clínicos (periodicidade anual);
  • Relatórios de indicadores financeiros (periodicidade anual);
  • ROI (para cliente acima de 600 vidas).

 

Soluções de saúde para sua população, 

que refletem em economia e produtividade para sua empresa